quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Unimed Paulistana, Vítima ou Vilã?


Alguém duvida de que somos de um país em que a alta carga de impostos provoca a sonegação?

Alguém duvida de que o sistema tributário do Brasil é injusto?

Alguém duvida de que a falta de clareza sobre o enquadramento de certas atividades na legislação fiscal/tributária, como por exemplo a própria atividade dos corretores, cause situações como esta vivida agora pela Unimed e, pior, como sempre, de forma retroativa?

O que dizer então da lei 9656/98, que depois de estabelecida, com custo formatado, recebeu tantas novas coberturas mas não na mesma igualdade de reajuste de preço?


Muito estranho a ANS intervir numa
operadora, sob alegação de uma dívida até hoje contestada e discutida judicialmente, quando o Estado ainda é o verdadeiro culpado pela situação que a saúde pública vive. Afinal é cômodo, transferir sua responsabilidade constitucional para a Saúde Complementar, cobrar tabelas absurdas do SUS, exigir reservas técnicas e ainda legislar em benefício próprio, efetuando cobranças de encargos que há dezenas de anos, nem sabe se deveria cobrar.

Por isso meu caro "anônimo", antes de postar uma notícia como esta, acho que você deveria conhecer não apenas o outro lado, mas zelar para que nosso mercado mereça o devido respeito do Estado e seus órgãos, pois às vezes o interesse é apenas desviar a atenção do foco principal, que é nosso direito constitucional à saúde ou então questões eleitorais e políticas, jogos do poder.

Se o Estado fosse tão bom como se insinua, com certeza, nem mercado suplementar haveria. Moderador, enviarei por email a posição da Unimed, pois acho justo conhecer toda a verdade.

Por: Sérgio Magalhães - Theo Corretora



COMENTÁRIO DO BLOG

Não! Nunca imaginamos que um dia estaríamos aqui a defender uma operadora. Mas, até certo ponto, é isso mesmo o que temos de fazer, diante do que tem ocorrido com a Unimed Paulistana, e faremos com qualquer uma sempre que for necessário.

O pertinente texto de Sérgio Magalhães, publicado originalmente nos comentários do post, que antecede a este, em resposta à participação de um anônimo, também nos comentários, não é de todo compartilhado com este Blog, mas, além de oportuno, vem, parcialmente, ao encontro da nossa opinião. E, por isso mesmo, o trouxemos para o espelho da página.

Analisemos, pois, à luz do Blog do Corretor:

Não acreditamos que a sonegação esteja vinculada a alta carga tributária. Primeiro por não ser o Brasil o vilão dos impostos. Existem países mais desenvolvidos em que a carga tributária é ainda maior e quem não paga vai para cadeia algemado e lá fica cumprindo o rigor da lei que, no Brasil, só existe para pretos e pobres.

A sonegação aqui se dá por uma questão cultural. Somos o país do "jeitinho", da "lei do Gerson". O Congresso Nacional, formado em sua grande maioria, por picaretas, é a nossa imagem refletida. Somos aquilo que lá está e que hipocritamente tanto repudiamos.

Somos, lamentavelmente, embriagados pelo leite que jorra das tetas das fantasiosas mães paulistanas de Kassab e por mentirosas propagandas que nos crucifica nos trilhos de fura-filas fantasmas.

Justo ou não o imposto deve ser pago. "A César o que é de César, a Deus o que é de Deus"!

Isso não quer dizer que devamos cruzar os braços e não clamar por mudanças, mas elas têm de vir junto com a mudança de comportamento de toda a sociedade. "Se queremos mudar o mundo, comecemos primeiro por mudar a nós mesmos", já dizia o pensador.

O caso da Unimed Paulistana, que se trata de bitributação, já foi explicado aqui e em alhures. O corretor bem informado sabe que esta é uma notícia requentada.

A suposta dívida, que está sendo contestada na Justiça pela Unimed, foi contraída na gestão anterior, e, se confirmada, pode ser paga em inúmeras parcelas. Isso não impede o funcionamento da operadora.


Todos esses loucos encontram, porém, outros loucos que os aplaudem; pois, quanto mais uma
coisa é contrária ao bom senso, mais ela atrai admiradores; o que há de pior é sempre o que agrada a maioria.
(Erasmo de Rotterndam - em Elogio da Loucura)


Mas, a imprensa precisa de notícias; de preferência, negativas. E o mercado, por outro lado, precisa da especulação. E assim caminha a humanidade(!).

Entendemos que a ANS está desempenhado o papel dela, como um juiz diante do código penal, desprovido de emoções. Se é justo ou injusto a Justiça julgará.

Desejamos a saúde financeira da Unimed Paulistana para que ela tenha a força necessária para pagar a nossa comissão.

E comissão sem redução!!

A propósito, a Unimed Paulistana, na busca pela transparência dos fatos, contratou a renomada Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo (USP), para apresentar [veja aqui na íntegra: Fipe.pdf 2.92 MB ] um Parecer Econômico Sobre Consequências de Perdas Causadas Por Eventos Extraordinários e Temporários, assinado pelos economistas e professores: Fenando B. Botelho e Solange M. G. Scorsatto.
O Estudo serve como uma pá de cal na especulação sobre o caso.

Por fim, entedemos também que não se trata de ser "cômodo" (para o governo) "transferir sua responsabilidade constitucional para a saúde suplementar", mas adminstrar da melhor forma possível (e a criação da ANS é uma tentativa) um modelo - aí, sim, injusto, que vem se arrastando há décadas e que não é fácil de mudar.

* * *




CORREIO ELETRÔNICO

Acho importante a divulgação no Blog do Corretor da nossa empresa, a Serra Corretora, que foi a revelação deste ano destacando-se entre as Corretoras de grande porte. Hoje temos campanhas diferentes a cada mês com corretores altamente qualificados. Contamos com aproximadamente 230 corretores ativos em nossa empresa e 70 de nossa força interna de vendas.

Se for possível a divulgação, desde já agradeço.

Ricardo Caldas

NOTA DO BLOG
Prezado Ricardo.
Tentamos publicar a sua campanha, mas infelizmente o aquivo que você nos enviou está formatado em blocos. Assim, ao copiar para salvar apenas uma parte da campanha é publicada. Caso tenha como alterar, estamos à sua disposição.





São Paulo, 28 de Setembro de 2009.

Aos Amigos do Blog do Corretor.


Como é bom saber que um movimento que no inicio chegou à margem do descrédito, como foi o do Blog do Corretor, chegou à margem do ridículo, encarado por alguns hipócritas de mercado, está crescendo e irá, se Deus quiser, crescer ainda mais. Com crônicas e noticias no único intuito de informar uma classe tão desinformada e desprotegida quanto a dos corretores de saúde.

Deixo aqui meu apoio e elogio aos idealizadores desta tão importante ferramenta; deixo aqui a autorização para divulgar este ou não. Chega dos homens de ternos e de gravatas, carros maravilhosos e salários altos se esconderem dentro de seus pobres orgulhos mentirosos.

Corretores, saibam que precisamos de vocês, precisamos de seus clientes, precisamos de sua arte de vender, PRECISAMOS DE VOCÊS!!

Atenciosamente,
Ricardo Rossi

Gerente Comercial
GreenLine Saúde.

NOTA DO BLOG
Ficamos tocados com as suas palavras, Ricardo Rossi.
Elas só vêm ratificar a admiração e o carinho que o Blog do Corrretor tem por você, como ser humano e como profissional.
Agradecemos, em nome de todos os corretores, a sua consideração pelo profissional de vendas.
E acrescentamos:
O Blog do Corretor informa, como você afirma, mas também é informado, pois abre um espaço democrático para que todos possam se expressar.





BOAS VINDAS
Mais um corretor se juntou aos membros do Blog, somando agora 63 seguidores.
Laerte, seja bem-vindo!

ENQUETE
Regiane Reis, gestora da Golden Cross, foi a mais recente havaliada pela enquete do Blog e a sua votação ficou assim:
Ótimo = 19%; Bom = 33%; Total = 52%
23% acham que Regiane deixa a desejar e 23% não têm opinião formada.


NA VANGUARDA

Do Advogado-Geral da União, José Antônio Dias Toffoli, indicado pelo presidente Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado:

- A homo-afetividade é fato da cultura humana, é fato social. Na hora de se cobrar imposto de renda do cidadão homossexual o Estado não trata ele de forma desigual. Na hora de exigir prestações para o Estado, ele não é discriminado.

- Na nossa concepção, entendo que há convicções divergentes, sou católico apostólico romano. Mas não posso, como agente do Estado, agir pelo que penso da minha fé, mas de acordo com a Constituição.

- Se há a vedação da discriminação na Constituição, eu entendo que esse fato social seja reconhecido pelo Estado, que não haja essa discriminação, que possam essas pessoas se libertar.


Esperamos que, em breve, saiam do armário todos os esqueletos do conservadorismo, da hipocrisia, do embuste, características dos reacionários, e os planos de saúde possam aceitar, no mesmo contrato, o titular mais o seu dependente do mesmo sexo.

Isto é uma questão de tempo.



***

sábado, 19 de setembro de 2009

Focados Na Augusta

Quarta-feira, 16, conforme divulgamos em outro post, a Rua Augusta parou e não foi para ver a banda passar. Foi para ver o pessoal da Casa do Corretor chegar.

Próximo das 19h, chegamos ao Bovinu's Grill & Beer, e, na porta, após a devida identificação - não como Blog do Corretor, claro(!) -, fomos recepcionados pelos irmãos Sílvio Toni e João Toni, que pacientemente recebiam e cumprimentavam cada um dos convidados e até os penetras, como nós.

Aos poucos a churrascaria foi lotando e o clima parecia prometer.

Menos vaidosos, os homens em sua grande maioria, pareciam ter vindo direto do trabalho para a festa. Já as mulheres, obviamente, as que tiveram oportunidade, passaram pelo salão e reforçaram a chapinha e o make-up.

No palco, onde predominava publicidade da Amil, Sílvio Toni, e o irmão João Toni, abriram o evento agradecendo a presença de todos: corretores, operadoras, funcionários, sempre interrompidos pelos aplausos da claque.

O ponto alto da fala dos irmãos Toni, e que gerou uma certa emoção na plateia, foi quando ambos puxaram uma salva de palmas in memoriam do corretor Ciro Gomes que recentemente fechara um PME de cento e poucas vidas, mas que veio a falecer pouco tempo depois.

Foi merecida e oportuna a homenagem ao corretor Ciro Gomes da qual o Blog do Corretor faz questão de compartilhar, mesmo sem tê-lo conhecido!

Mas, voltemos à festa.

Em seguida, subiram no palco a dupla, Donato Medeiros e Eliete Brito, bem ao estilo Aírton e Lolita Rodrigues, de Almoço Com as Estrelas na extinta Rede Tupi. Quem lembra?

Ao contrário do som inaudível na primeira edição do lançamento da campanha, Eu Foco o Melhor, ocorrida no mesmo Bovinu's e criticado por este Blog, desta vez o som estava excelente. Deu para ouvir e entender tudo e um pouco mais.

Auxiliados por dois telões, criando um efeito multimídia, os apresentadores chamaram ao palco os campeões para a entrega de prêmios, troféus e apresentaram o resultado da campanha que ficou assim:

AMIL - A meta estabelecida era R$ 600 mil, mas foi fechada com R$ 700 mil.

DIX - A meta era R$ 370 mil, mas os corretores não atingiram. A operadora, contudo, manteve os prêmios prometidos e nós não ficamos sabendo qual o valor atingido.

INTERMÉDICA - A meta era R$ 350 mil (não foi um pouco exagerada?), mas fechou com um pouco mais de R$ 222 mil. Mesmo assim, fechou bem.

GOLDEN CROSS (A que reduziu o nosso comissionamento) - A meta era R$ 227 mil, mas não foi atingida e nós também não sabemos qual o valor fechado.

SUL AMÉRICA-PME - A meta era R$ 130 mil, mas fechou com um pouco mais de R$ 127 mil e manteve todos o prêmios do Foco.

MEDIAL (que também diminuiu a nossa comissão) - A meta era R$ 300 mil, mas foi fechada com (pasmem!) R$ 349 mil.

QUALICORP - (a que transformou Unimed para Unimed, contratos Adm.) Chegou perto. A meta era R$ 360 mil, mas foi fechada com R$ 299 mil.

Mesmo sem ter atingido 100% das metas, foi uma verdadeira chuva de dinheiro que caiu no cofre das operadoras.

Somando apenas os números divulgados na vitoriosa campanha Eu Foco o Melhor, esta primeira etapa contabilizou um total de R$ 1.698.000,00 (Hum Milhão, Seiscentos e Noventa e Oito Mil Reais), sem contar os números não contabilizados.
Estamos falando só dos três primeiros meses desta campanha da Casa do Corretor. E mesmo assim, algumas operadoras ainda tiram um naco daquilo que nos pertence, quando traiçoeiramente diminuem o nosso comissionamento, ou decidem por conta própria que tal "negócio" deve ser venda administrativa (agh!).

Ainda segundo os apresentadores, a Casa do Corretor fechou o último mês como líder de vendas da Unimed Paulistana. Parabéns para a Casa e seus corretores!

Ficamos sempre muito satisfeitos quando apresentamos números vitoriosos, quando as Corretoras atingem metas ou mesmo chegam perto delas. Não estamos e não somos, absolutamente, contra operadoras ou Corretoras; muito pelo contrário.

Como já dissemos aqui, o sucesso delas é a extensão do nosso sucesso; semelhante ao mutualismo, conhecido na ecologia como associação entre dois seres vivos, na qual ambos são beneficiados, resultando frequentemente em dependência mútua.

Assim, o sucesso da primeira etapa do Eu Foco o Melhor, da Casa do Corretor, foi o sucesso de todos os corretores que acreditaram na campanha, foram à luta, tiveram êxito e agora colhem os frutos.

Na opinião do Blog do Corretor, a festa, apesar da razoável organização, passou pelo teste. Esbanjou premiações, números, público, infra-estrutura, mas deixou a desejar na criatividade que poderia ser explorada num evento daquele porte.

O tempo também não foi bem planejado.

Por exemplo, observamos uma certa inquietação dos corretores, provocada pela demora em servir o comes-e-bebes; aliás, os organizadores repetiram a fartura e a qualidade das cervejas que, deitadas em baldes cheios de gelo, as marcas, Bohemia, Skol e Brhama, podiam ser escolhidas pelos apreciadores.

Isso tudo, além de copázios de sucos de diversos sabores que se equilibravam na bandeja dos garçons que serpenteavam esbaforidos entre as mesas.

E para saciar o apetite voraz dos corretores, um buffet de salgadinhos foi servido após os sorteios e a entrega de prêmios para uma extensa lista de contemplados.

Existem corretores, e vimos isso nos comentários de vários posts deste Blog, que são extremamente críticos, quando se trata de prêmios, sorteios, etc. Nós, ao contrário, entendemos que esse tipo de promoção faz parte do clima de vendas. Existe em todas as empresas que promovem um determinado produto. É uma ação propositiva e estimulante, que, se bem usada, pode impulsionar as vendas e a auto-estima do vendedor, profissão movida a egocentrismo.

Aliás, vendedor e vencedor são palavras parecidas na escrita e no fonema. São separadas apenas por uma letra, D e C.

Sílvio e João, somaram seus talentos, uniram suas diferenças, aproveitaram as oportunidades, administraram bem o tempo, trabalharam muito sem olhar para os lados e, usando muito bem o D de vendedores, conquistaram o C de vencedores.



***


"... um abraço apertado, suspiro dobrado..."


Riperto (entre colegas), há algum tempo, responsável pelo PJ da Casa


Roberta (Gestora Amil), Ana Bete, ao centro (Gerente da Casa) e Iracy (tabém Gerente da Casa)


Dentro de um elegante vestido preto, Roberta Kutkauskas, feliz com os números, distribui beijos e abraços


Rossi (diretor da GrennLine) Sua expansão corporal é proporcional a sua simpatia e gentileza


Reprimenda: Carlos Borges intima sua equipe: "Da próxima vez, nada de 'quase', vamos subir no pódium".


Conseguimos uma imagem do "sem etnia", com o copo na mão e o olhar lânguido. No fundo, à esquerda, é possível identificar Lígia Torres de vestido amarelo, rodeada de amigos.


Muito à vontade, Cilas com "C" reencontra uma velha amiga dos tempos da Qualicorp


A fila - Isso cooooome!!

A Vouitton da Valéria Nascimento (Qualicorp) repousa sobre a mesa


Denise (Gestora da Unimed Paulistana) Um sorriso que vale muitos contratos


Corretor Ênio (o Leão) e sua esposa Sandra. Exemplo de parceria que dá certo


Campeões da campanha Eu Foco o Melhor, exibem seus troféus
Carlos Borges (ao centro) abraça seus corretores campeões, Ivã Santos e Haírton Gama



PRESENÇA INESPERADA
Uma presença se fez notar entre a multidão presente no Bovinu's.
Lígia Torres (Zios) foi vista sentada a uma mesa e muito bem integrada com uma turma. Detalhe: foi uma das mesas em que o garçon teve de repor o balde algumas vezes. Amigos mais próximos dizem que Lígia não perde uma rodada de cerveja por nada no mundo. Certa ela!



RECADO DA THEO CORRETORA




CORREIO ELETRÔNICO

Prezados, boa noite!
Gostaríamos de parabenizá-los pelos elogios dirigidos à nossa empresa Med Company. Visitamos regularmente o site e é muito gratificante encontrar palavras de apoio em relação ao nosso trabalho. Nossa supervisora de vendas da Med Company - Filial 1, Lia Figueiroa, ficaria honrada em participar de uma entrevista no Blog do Corretor, através da qual ela terá a oportunidade de informar sobre os nossos produtos, parcerias, novos projetos... Parabéns pelo incentivo aos corretores e às empresas.
Atenciosamente,

NOTA DO BLOG

Uma das nossas fontes fará contato com a gerente Lia Figueiroa e agendará uma entrevista, sim.




PENSAMENTO DO DIA

"O pranto é o consumar de duas viagens:
Da lágrima para a luz
E do homem para uma maior humanidade.
Afinal, a pessoa não vem à luz logo em pranto?
O choro não é a nossa primeira voz"?




CHARGE DO DIA



E antes que mídia manipuladora faça a população entender que o governo vai mexer na poupança do povo, o projeto prevê a taxação desse imposto somente para valores aplicados acima de 50 mil. 95% da população não tem esse valor aplicado. Trata-se de uma medida extremamente necessária, já que os juros do BC estão em queda livre atingindo números "nunca antes visto na história deste país".




BRASIL, AGORA SIM, UM PAÍS DE TODOS!





"O que importa mais é a desigualdade entre as famílias … É uma sequência de queda im
pressionante. Nunca tivemos neste país quedas tão intensas e por tanto tempo. Desde 2001, a desigualdade vem caindo no Brasil. A renda dos mais pobres cresce sete vezes mais rápido do que a renda dos mais ricos.Todos estão ganhando. É o crescimento com equidade.”
Ricardo Paes de Barros (IPEA)







IMAGEM DO DIA


Ô Papai do céu, diga não à redução da nossa comissão!



BOAS VINDAS

Mais dois corretores se juntaram aos seguidores do Blog do Corretor que agora somam 62. São eles:
Juliano Bertolotti e Marciel Eduardo Anselmo.
Sejam bem vindos!
Obrigado por juntarem-se a nós, divulguem, enviem e-mail para os seus colegas informando da existência do Blog do Corretor, participem deixando comentários! É fácil participar. Pode ser por e-mail ou clicando na palavra comentários localizada logo aqui em baixo, na próxima linha.
.

domingo, 13 de setembro de 2009

Aprumando as Velas


"Navegar é preciso; viver não é preciso".
[Fernando Pessoa]

Sempre que a ANS - cada vez mais atuante neste mercado - torna lei a cobertura de um determinado evento, antes não coberto pelas operadoras de planos de saúde, estas reagem imediatamente, e não falta a figura de seu representante que logo vem à TV para afirmar, peremptoriamente, que os custos serão repassados para os associados.

Foi assim, é assim e será sempre assim. Que o diga, Arlindo de Almeida, presidente da Abrange (Associação Brasileira de Medicina de Grupo), entidade que representa o maior segmento de operadoras de planos de saúde do país.

Não é o caso aqui, debater se a reivindicação de Almeida é ou não justa.

O que pretendemos com este tópico, é exortar o corretor a refletir sobre o nosso papel nessa batalha por direitos e deveres (legítima, diga-se de passagem) estabelecida entre a Agência Nacional de Saúde, as operadoras e os consumidores.

Eles (Abrange) estão certos em defender os interesses deles. Nós (corretores), por outro lado, estamos errados em não defender os nossos. Somos agentes passivos.
Sem liderança,
Sem representatividade,
Sem voz,
Sem hollerith,

Sem FGTS,
Sem INSS... e o pior:
Sem união(!), que é a causa de todos os "sem".

Até as prostitutas têm liderança, são organizadas e unidas!

Somos mais incompetentes do que as prostitutas!

Os consumidores têm a ANS.

As operadoras têm Arlindo Almeida e os tentáculos da Abrange. Aliás, que abrange muitos interesses.

As Corretoras têm a Acoplan, que se apoderou da nossa sigla para defender interesses outros.

E os corretores? Ah, esses têm Santo Expedito, o santo das causas impossíveis!

As operadoras precisam entender, de uma vez por todas, que a comissão que recebemos é o nosso salário. E salário se ajusta para cima e não para baixo.

Essa modinha odiosa que elas inventaram de vendas administrativas tem de acabar antes que todas elas assim se tornem e o corretor passe a ser uma figura obsoleta.

O Plano B, post que antecede a este, acusou 62 comentários, até o fechamento desta edição. Recebemos também uma enxurrada de e-mails de corretores. Uns que ainda não aprenderam a utilizar os comentários para desabafar, outros ainda que preferiram ficar no anonimato total. O importante foi saber que existe vida inteligente entre corretores de planos de saúde e que basta dar o primeiro passo para dar início a uma mobilização.

Observamos também que, após a publicação do Plano B, tivemos 300 acessos de um dia para o outro. Prova irrefutável do sucesso de leitores do Blog do Corretor.


Conforme já é do conhecimento de todos e já foi divulgado aqui, a Golden Cross e a Medial, esta última operando no vermelho, conforme matéria do jornal Valor Econômico [copie o link e cole na barra de endereço]: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/09/08/para-sair-do-vermelho-medial-faz-reestruturacao-767516778.asp soltaram uma nota simplesmente comunicando que a comissão do corretor fora reduzida.

A Corretora Qualicorp, também já divulgado aqui, entendeu que deveria tornar administrativas todas as vendas do Unimed Paulistana, quando o cliente viesse de outra Unimed. Felizmente, parece que a decisão não é definitiva e esta medida é válida somente para as Unimeds do interior.

Um dos nossos atuantes leitores, que escreve na seção comentários e assina pelo pseudônimo de Saco Cheio de Hipocrisia (SCH), sugeriu que o Blog liderasse uma campanha tendo como símbolo desse movimento, uma camiseta.

Achamos a sugestão extremamente criativa e, como os demais leitores abraçaram a ideia, adotá-la-emos, então.

Será este o primeiro gesto político de uma categoria que não tem a quem recorrer quando se sente prejudicada.

Estamos certos de que todo grande gesto é o resultado de um pequeno movimento; da mesma forma que todo longo caminho só se percorre dando-se o primeiro passo.

Pois será este o nosso primeiro passo antes de percorrer esse longo e árduo caminho da reivindicação: Vestir uma camiseta na qual estejam escritas as palavras de ordem:

DIGA
NÃO
A REDUÇÃO DE COMISSÃO!


Simples assim, parafraseando SCH.


Se as Corretoras são o barco, somos nós quem aprumamos as velas. E já que estamos no comando, podemos começar direcionando as vendas de modo que o barco siga rumo às operadoras que nos remuneram com justeza e que não tenham a nefasta intenção de subtrair o nosso comissionamento.

No caso da Qualicorp, podemos continuar comercializando os produtos da Sul América, mas, como já orientamos, quando se tratar de clientes oriundos de qualquer Unimed para os projetos da Unimed Qualicorp, temos a alternativa dos produtos da Med Company que estão em alta e que geram boa comissão.

Golden Cross e Medial... Bom, esses podemos direcionar para Amil. Que tal?

É só aprumar as velas e o barco irá para onde a gente quiser, corretor!

O Oceano é nosso e os ventos podem ser usados a nosso favor!

Alea jacta est! Como diria o imperador Júlio César.
Tradução: A sorte está lançada.




FRASE DO DIA
"Uns aprendem a andar.
Outros aprendem a cair.
Conforme o chão de um é feito para o outro
E o de outro é rabiscado para
sobrevivência".
[Mia Couto]


ATUALIZADO EM 15/09/09 ÀS 21H 20M


UM PASSO PARA FRENTE...

...UM PASSO PARA TRÁS!!

Caros Corretores,

Até amanhã enviaremos um e-mail informando a partir de qual data passaremos a não pagar mais a comissão de cliente que já estão na Medial. Por enquanto continuem enviando os contratos normalmente.

Aguardem novas informações...

Bons Negócios!

Sucursal Centro - São Paulo





Clique na imagem para ampliar



IMAGEM DO DIA



CORREIO ELETRÔNICO
Blog.
Obrigado pelo convite.

Fiquei muito feliz por fazer parte do Blog do Corretor.
Meu nome é Marcelo, trabalho na área da saúde desde 95, tenho um escritório na Zona Sul, região de Interlagos há 10 anos. Procuro parceiros corretos, idôneos que dê uma condição boa de trabalhar com repasse.
O nome do meu escritório é SECULAR SAÚDE.
Sem mais,
Marcelo - Diretor Responsável
marcelomnet@hotmail.com




ERRATA
Recebemos um e-mail de Lia Figueiroa através do qual a gerente da Med Company agradece a deferência com que o Blog do Corretor se reportou à Med Company e ao evento que a Corretora ofereceu aos seus colaboradores e que nós fizemos a cobertura.
Entretanto, a gerente solicita que o Blog faça o devido reparo na informação que aqui foi divulgada sobre a Unimed Ser Club e a documentação necessária.
Na verdade, para aderir ao produto Unimed Ser Club, é indispensável cópias do RG e do CPF.

A propósito, a Med Company enviou-nos o InfoMed para que publicássemos, mas infelizmente no formato em que foi enviado [Adobe] é impossível manipular no painel de controle do Blog.
Estamos aguardando o envio do mesmo material salvo em outro formato para que seja possível a sua publicação.
Os corretores gostarão das informações ali contidas, estamos certos.


DISK SAÚDE
Também recebemos e-mail muito simpático da Rosa. Pretendíamos fazer um resumo com nossas próprias palavras, mas resolvemos publicar o e-mail dela na íntegra, pois ele fala por si só.

"Bom Dia!
Tudo bem? Esqueceu de mim?
O que houve eu nunca mais havia recebido suas mensagens!
Naveguei agora pelo blog e está lindo hein? cheio de conteúdo. Vi que você citou a Disc Saúde e fiquei muito contente. Eu vi desde o início que você era do bem. Olha, eu preciso te atualizar das mudanças na Disc Saúde.
Sempre foquei meu trabalho nos internos e estava bem acomodada com o meu trabalho (a parte do mercado que foca o externo em sua maioria). Mas as coisas vieram acontecendo e automaticamente estamos crescendo a todo vapor.
Onde só meus funcionários cuidavam dos corretores, hoje estamos
com 3 supervisores com suas equipes em formação. Me orgulho de não ter puxado o tapete de ninguém para chegar onde cheguei. Quando você faz um bom trabalho isto é desnecessário, de forma automática as pessoas vêm em sua direção "boca a boca" (como o seu blog).
Nosso slogan para captação de corretores é: "Aqui você não ganha pontos, vale refeição e cesta básica. Aqui você ganha dinheiro"!
Critério definido para indicação: A cada 150,00 reais vendidos, você tem direito a 1 indicação. (de acordo com nosso levantamento uma indicação pode chegar a custar até 50,00.

Bem, outra noticia é que a Claudia Bergamo com 60 dias de casa, deixou a Disc Saúde e esta em outra corretora, então a cadeira de negociador de PJ está vaga, se conhecer candidatos eu estou aceitando curriculos.
A nossa loja está pronta, faltando alguns detalhes que estaremos finalizando nos próximos 15 dias. Mudar uma administração de lugar é um stress. Eu particularmente estou muito feliz com o resultado. Passa na porta! 7 de abril, nº 140. Vou fazer um coquetel de inauguração. Envio detalhes depois.
Beijos muita sorte pra você"!


NOTA DO BLOG
Estamos muito felizes pelo sucesso da Disck Saúde e, principalmente, pela sua satisfação e realização pessoal.
Conte conosco, sempre!

COLUNA SOCIAL
A Rua Augusta vai parar na próxima quarta-feira, dia 16, às 18h00.
Tudo porque o estacionamento do Bovinu's Grill & Beer, localizado no 1513 da badalada Augusta vai ficar obstruído para receber os corretores da Casa do Corretor.
Informações dão conta de que a Corretora da Pedro Américo vai fechar a tradicional Churrascaria mais uma vez para presentear os corretores da campanha Eu Foco o Melhor.
Diante da decisão arbitrária da Golden Cross, Medial e mais a Corretora Qualicorp de diminuir a nossa comissão, eis aí uma boa oportunidade para reflexão:
O que você foca, corretor, é realmente o melhor para o cliente e para o seu bolso?


PALAVRAS DO MESTRE






"
Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida.
A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.
Daria a capacidade de escolher novos rumos, novos caminhos.
Deixaria, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável.
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
Além da ação o cultivo à amizade.

E, quando tudo mais faltasse, deixaria um segredo:

O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída
".
Gandhi








BOAS VINDAS
Observamos que mais três novos seguidores foram adicionados no quadro de membros do Blog do Corretor. São eles:

Jean Carlos, José Simas e Patrícia Pontes.
Sejam bem vindos!

RESULTADO DA ENQUETE
Toninho, gestor da Medial Saúde, foi o mais recente votado na enquete que o Blog disponibiliza para avaliação dos gestores.

Até aqui, todos que estiveram na berlinda foram bem votados. Uns mais outros menos, mas, no geral, todos ficaram acima da média.
No caso específico do Toninho, ficou assim:

Ótimo = 50% + 23% de bom + 3% de razoável - Total = 76%
Deixa a desejar = 19%
Sem opinião formada = 3%

Parabéns, Toninho! Apesar das suas limitações dentro da Medial, uma das operadoras que diminuiu a nossa comissão, você consegue superá-la com a sua simpatia e conhecimento do produto que representa.

POR DENTRO DA POLÍTICA

A TRISTE IMAGEM DA INCOMPETÊNCIA DE QUEM NUNKASSAB

Quando é que Zé Pedágio vai fazer com NunKassab o que Maluf fez com Pitta?
Pitta era um poste.
Quando o poste começou a dar errado, Maluf jogou ele fora.
Quando Zé Pedágio fará o mesmo com NunKassab?
O tempo dirá!



ATENÇÃO CORRETORES QUE UTILIZAM OS SERVIÇOS DE MOTOBOY

O governo de São Paulo prepara decreto para obrigar os motociclistas a pagar pedágio em todas as rodovias concedidas às empresas privadas. A extensão da cobrança de pedágio aos motoqueiros, hoje restrita a três rodovias concedidas neste ano, foi anunciada à Assembleia Legislativa pelo secretário estadual dos Transportes de São Paulo, Mauro Arce.


* * *

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Plano B

ATUALIZADO ÀS 09H05M, EM 10/09/09

Prezados leitores:
Temos recebido alguns e-mails (além dos comentários aqui publicados) através dos quais alguns corretores solicitam a atualização do Blog, enquanto outros sugerem a pauta.
Informamos que o exíguo tempo nos impede de atualizar diariamente, o que seria muito bom para todos. Contudo, pedimos paciência(!).
Estamos com a pauta definida e adiantamos apenas que o tema, PROPOSTA ADM e DIMINUIÇÃO DO NOSSO COMISSIONAMENTO, vai prevalecer.
Agradecemos a mobilização que está sendo construída em torno da nossa proposta de repúdio àqueles que vêm sistemática e progressivamente estrangulando a nossa comissão, fruto sagrado, resultado do nosso árduo trabalho.



DIRETO DA FONTE - EXTRAORDINÁRIO


Sexta-feira, 28, a Med Company reuniu seus colaboradores no já tradicional terraço da República, para a simpática reunião de "fechamento" que a Corretora promove trimestralmente naquele restaurante.

Este blog tem visto essas reuniões sempre com bons olhos, mas tem feito também críticas em relação a alguns detalhes, sobretudo às famigeradas chapinhas que ali eram sorteadas.

Neste último encontro, entretanto, observamos uma mudança considerável na forma e no conteúdo do evento.

A primeira mudança estava na qualidade dos prêmios que, entre outros, teve até
home theater. E não foi somente um, foram vários. E a oportunidade de ser sorteado foi dada àqueles que produziram e aos que apenas marcaram presença.
Uma grande sacada, pois, com isso, a Med Company atrai corretores para o seu
cast.

A segunda mudança, e não menos importante, foi o aumento no número de corretores presentes e o clima de confraternização que pairava no ar.

É sempre muito gratificante, para o Blog do Corretor, observar mudanças que signifiquem benefícios para os corretores de planos e seguro saúde da mesma forma que é terrivelmente doloroso, para nós, tomar conhecimento da informação de que uma operadora garfou mais um naco do nosso "salário".


Enquanto o governo eleva o salário mínimo e o Brasil vive uma euforia econômica, saindo de uma crise internacional mais forte do que entrou, conforme matérias aqui reproduzidas de outros jornais, algumas operadoras, como Medial e Golden Cross e a Corretora Qualicorp, entenderam que os corretores estão ganhando muito e aí reduziram o nosso comissionamento.

No caso da Qualicorp não se trata nem de redução; trata-se de supressão, quando o negócio é a venda da Unimed Paulistana com aproveitamento das Unimeds do interior e outras, conforme circular da própria Corretora reproduzido no post anterior.

Isto é inadmissível, incompreensível e desrespeitoso, até!!!!


Mas, apesar de ingrata, poucas profissões possuem tanta mobilidade quanto a nossa e, Cristina, com sua intuição peculiar às mulheres, está aproveitando a decepção dos corretores, com esta medida arbitrária e unilateral da Qualicorp, impondo trabalho forçado sem remuneração aos corretores, e direcionando os holofotes para a sua Corretora e seus produtos.

Foi aí que entendemos o motivo do alto astral no evento de sexta-feira da Med Company, o aumento do número de corretores presentes e a melhor qualidade dos brindes ali sorteados pelo Altair.

Cristina (além da Unimed ACRESP - com cobertura nacional, podendo ser vendida em qualquer lugar; Unimed Ser Clube - sem carência - com cobertura em todo o Estado de São Paulo e nos demais Estados, cobertura para emergência e urgência), não quer ficar com o cheque do corretor, muito pelo contrário.

Não foi à toa, reafirmamos, que os números das vendas na Med Company oscilaram para cima.

Com isso a astuciosa empresária, chama para si a luz dos refletores e, indubitavelmente, os corretores insatisfeitos.

***

MAIS UMA CAMPANHA

Dando sequência à divulgação de campanhas, temos a satisfação de divulgar a da Cia de Vidas, que também não dorme no ponto.

Afinal, camarão que dorme a onda leva.














ENQUETE

E a enquete que coloca o Toninho na berlinda, encerrou.
O rapaz foi muito bem votado, mas falaremos sobre ele no próximo post.
E agora, qual o próximo gestor deve ser votado?


IMAGEM DO DIA


Uma imagem vale mais que mil palavras

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quem Sabe Faz a Hora


O gênio apenas removeu o excesso e revelou a obra.

A estátua de David, esculpida em puro mármore e medindo 5m 17cm, devido à genialidade que sempre lhe foi atribuída, foi escolhida como símbolo máximo da República de Florença (Itália).

Michelângelo, igualmente importante como pintor e arquiteto, foi também magnífico escultor, além de notável poeta; sua correspondência também é documento importante do seu espírito voltado para os trabalhos gigantescos, mas profundamente melancólico e introvertido.

Foi o artista mais admirado e até idolatrado do seu tempo, e ainda hoje é considerado como a maior personalidade artística de todos os tempos.

Michelangelo levou três anos para concluir a escultura e é considerado nesta obra uma espécie de inovador, pois retrata a personagem não após a batalha contra Golias (como fizeram Donatello e Verrochio), mas no momento imediatamente anterior a ela, quando David está apenas se preparando para enfrentar uma força que todos julgavam ser impossível de derrotar.


Detalhe da cabeça de David - Observem a expressão como transmite sentimento.


DIRETO DA FONTE

Cada dia mais estamos convencidos de que devemos ser um David, não necessariamente tão belo quanto o de Michelangelo, mas criativos e inteligentes o suficiente para enfrentar o nosso Golias com sabedoria.

Por exemplo: O que fazer diante de um comunicado como o que reproduzimos abaixo??

"Prezados corretores:

Informamos que, a partir de 1º de setembro (de hoje, portanto), todas as propostas oriundas de clientes Unimed - Singulares do Estado de São Paulo, incluídas nos projetos da Unimed Paulistana ou Federação das Unimeds (FESP) - serão tratadas como administrativas; isto é, não haverá comissionamento, sendo obrigatória a entrega da taxa de adesão junto à proposta.

Diretoria Comercial"

COMENTÁRIO DO BLOG


- E agora, a quem recorrer?
- Eles querem que trabalhemos de graça?
- Isto é uma pressão que as Unimeds estão exercendo sobre a Qualicorp?
- Mas... pressão para que não seja paga a nossa comissão devida?
- E a Qualicorp, não tem força para negociar em favor dos interesses daqueles que a enriqueceu?
- E as Corretoras, que têm inúmeras despesas inclusive com funcionários?
- Irão elas (as Corretoras) serem pagas por outras operadoras para trabalhar de graça para a Qualicorp, quando o produto é o Unimed citado no memorando?
- E o corretor que investe na divulgação dos planos de saúde, site, Google, e-mail mkt, etc.?
- Quem paga as contas desse corretor?

QUEM NÃO TEM COLÍRIO USA ÓCULOS ESCUROS
Não é à toa que o departamento de análise médica da Med Company está lotado. Os corretores finalmente estão descobrindo o Ser Clube e a Unimed-ACRESP da Corretora da Cristina.

Na Med Company, o cheque do cliente de quaisquer Unimeds vai ficar mesmo é na mão do corretor.

Como se não bastasse a triste decisão tomada pelas operadoras, Medial e Golden Cross, de reduzir o nosso comissionamento!

Observem corretores, que as desisões são sempre unilaterais. Elas tomam a desisão, comunicam através de um memorando e pronto. A gente engole com farinha.

Nenhuma voz se levanta em público para reclamar, exceto este Blog, acusado por alguns de ser "coisa de quem não tem o que fazer".

Claro(!), eles não sabem que passamos a noite em claro para redigir e publicar um simples textinho como este.


Ponto para a Amil, que, além de um bom comissionamento, não mexeu nas nossas confirmações.

E por falar em Amil, a Roberta retornou de férias e retomou seu posto de gestora. Alguns corretores pensavam que a moça estava procurando o Belchior, mas não era nada disso.

Bem vinda à batalha, Roberta!

EMOÇÕES
No post anterior (São Tantas Emoções!) que trata da Central Saúde, consta um comentário de uma leitora afirmando que o lançamento da campanha da Central, no Blog do Corretor, foi um sucesso. A leitora está certa.

E por falar em Central Saúde, hoje é o grande dia. O Blog do Corretor estará in loco no show do rei, vivendo grandes emoções.

IMAGEM DO DIA

Pureza, proteção e amizade verdadeira


POR DENTRO DA POLÍTICA

"O cara" estava certo: Era apenas uma "marolinha".

O Brasil saiu da turbulência global maior do que entrou. Às vésperas do mês em que se completa um ano da crise iniciada com a concordata do Lehman Brothers, em 15 de setembro, o otimismo com o País tornou-se consensual. "O fato de que o Brasil passou tão bem pela crise tinha mesmo de instilar a confiança", diz Kenneth Rogoff, da Universidade Harvard, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Para Jim O'Neill, do Goldman Sachs, e criador da expressão Bric (o grupo de grandes países emergentes, Brasil, Rússia, Índia e China), "o Brasil passou por essa crise extremamente bem, e pode crescer a um ritmo de 5% nos próximos anos". Leia mais,AQUI.

E AINDA TEM O PRÉ-SAL
Este é um País realmente abençoado por Deus!!

"No discurso pronunciado durante a cerimônia de apresentação do marco regulatório para exploração do pré-sal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar que o pré-sal é uma 'dádiva de Deus' e também 'passaporte para o futuro'. Segundo o presidente, as riquezas do pré-sal bem exploradas e bem administradas podem impulsionar o Brasil para um novo patamar".

E AINDA TEM O AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO
É isso mesmo. O salário mínimo (hoje de R$ 465,00) será reajustado e passará no ano que vem a R$ 506,00.

E enquanto o salário mínimo (na época dos tucanos, tão mínimo!!) aumenta, nós, corretores, assistimos ao filme triste do nosso "salário" diminuir.

Só nos resta pedir a Deus a calma e a sabedoria de David, necessárias, para enfrentar o Golias.

Se não ele nos engole.

Boa sorte para nós, corretores!


David de costas - clique na imagem para contemplar a beleza

***